Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 17h50

Morre ex-secretário de Reagan envolvido no caso Irã-Contras

Publicidade

da France Presse, em Washington

Caspar Weinberger, secretário de Defesa dos EUA durante o governo Ronald Reagan (1981-1989), famoso pelo envolvimento no escândalo Irã-Contras, morreu nesta terça-feira, aos 88 anos, no hospital de Bangor (Maine, nordeste).

O caso Irã-Contras, nos anos 80, referia-se ao financiamento dos "contras" que combatiam a revolução nicaragüense através da venda clandestina de armas ao Irã.

"É um dia muito triste. Conheci bem o secretário Weinberger. Incentivou-me na carreira quando eu ainda era uma jovem universitária. Era um homem culto e um grande servidor público", declarou a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.

Weinberger foi incriminado por mentir durante a investigação do escândalo Irã-Contras, escapando de um processo ao receber um indulto presidencial em 1992. Weinberger dirigiu o Pentágono de 1982 a 1987, participando da Iniciativa de Defesa Estratégica, projeto também conhecido como Guerra das Estrelas, impulsionada por Reagan

Ele também foi símbolo do reforço militar americano ante a então União Soviética, compartilhando do ponto-de-vista de Reagan de que os soviéticos representavam uma ameaça séria e que o Pentágono tinha que se reforçar.

Sob sua administração, o orçamento do Pentágono passou de US$ 180 bilhões a US$ 274 bilhões.

Weinberger era um tipo austero, que entrou na administração dos Estados Unidos durante o governo Richard Nixon como espécie de secretário do Orçamento, tendo atuado, depois, como secretário de Saúde, da Educação e de Assuntos Sociais.

A operação Irã-Contras, ordenada pelo governo Reagan, tinha como objetivo derrotar o governo sandinista (esquerda).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Caspar Weinberger
  • Leia o que já foi publicado sobre o caso Irã-Contras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página