Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 18h55

Netanyahu admite derrota do Likud em eleições israelenses

Publicidade

da France Presse, em Tel Aviv
da Efe, em Jerusalém

O líder do partido Likud (direita nacionalista), Benyamin Netanyahu, admitiu nesta terça-feira a derrota nas eleições legislativas israelenses para o partido Kadima, do premiê interino Ehud Olmert.

"Não há dúvida de que sofremos um duro golpe. É o segundo que recebemos em cem dias", declarou Netanyahu.

O ex-premiê se referia ao fato de uma parte de seus líderes ter abandonado o partido, começando por seu líder, o primeiro-ministro Ariel Sharon, para fundar o Kadima em novembro do ano passado.

"Tivemos que nos restabelecer, apesar da cruel campanha contra nós", declarou o líder do Likud, partido que pode ter obtido 11 ou 12 cadeiras de um total de 120 do Parlamento.

Outro membro do Likud também reconheceu o momento difícil do partido, após a divulgação das três principais pesquisas de boca-de-urna. "É uma noite muito difícil, e amanhã deveremos fazer um exame de consciência, avaliando as nossas posturas e os nossos fracassos", disse a ex-ministra Limor Livnat, logo após ser informada sobre o resultado das pesquisas.

Os levantamentos realizados antes das eleições davam ao Likud de 14 a 17 cadeiras. Caso se confirmem os números, o resultado representará um revés muito grave para o partido de Netanyahu.

O papel do Likud como principal representante da direita ficou nas mãos do Yisrael Beiteinu, liderado pelo ex-ministro Avigdor Liberman, que obteve de 12 a 14 cadeiras, segundo as diferentes pesquisas de boca-de-urna.

Leia mais
  • Boca-de-urna aponta vitória do Kadima nas eleições de Israel
  • Para especialista, terrorismo pode alterar eleições em Israel

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições em Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página