Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2006 - 14h03

Abbas felicita Olmert pela vitória em eleições em Israel

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, telefonou nesta quinta-feira para o primeiro-ministro israelense interino, Ehud Olmert, para felicitá-lo pela vitória nas eleições legislativas de terça-feira, informaram fontes do governo.

Segundo a agência oficial palestina Wafa, Abbas telefonou para Olmert da África do Sul, onde está em visita oficial.

"Durante a conversa telefônica, o presidente Abbas expressou o desejo de trabalhar com Olmert para conseguir a paz entre os dois povos", afirmaram as mesmas fontes.

O partido Kadima (centro), liderado por Olmert, que concorria pela primeira vez em eleições, obteve 28 assentos de um total de 120 e precisará formar uma coalizão para governar.

"Abbas lhe desejou que forme uma coalizão o mais rápido possível", informou o gabinete do primeiro-ministro israelense.

Paz

Saeb Erakat, encarregado palestino das negociações com Israel, assegurou à France Presse que Abbas havia reiterado a Olmert o seu desejo de voltar a negociar.

"O presidente disse a Ehud Olmert: 'Espero que colaboremos juntos para retomar as negociações sobre o estatuto final (acordo de paz) deixando de lado decisões unilaterais'", declarou Erakat.

Além disso, Abbas também conversou por telefone com o líder do Partido Trabalhista, Amir Peretz, que obteve 20 cadeiras nas eleições legislativas de terça-feira e é a segunda força política do país.

Defensor do diálogo com os palestinos, Peretz é o único líder político israelense que se reuniu até o momento com Abbas, com quem Israel cortou praticamente todos os contatos desde que o movimento islâmico Hamas venceu as eleições legislativas de janeiro.

O encontro aconteceu no dia 2 de março na ponte Allenby, entre a Jordânia e a Cisjordânia. Olmert também recebeu ligações telefônicas de felicitações dos presidentes americano, George W. Bush, e francês, Jacques Chirac, e do primeiro-ministro australiano, John Howard.

Chirac frisou as "excelentes relações" entre França e Israel e convidou Olmert para visitar Paris.

Leia mais
  • Boca-de-urna aponta vitória do Kadima nas eleições de Israel
  • Para especialista, terrorismo pode alterar eleições em Israel

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições em Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página