Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2006 - 17h52

Kadima obtém 29 vagas em apuração final para Parlamento de Israel

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O partido Kadima (centro), liderado pelo premiê interino Ehud Olmert, obteve 29 cadeiras de um total de 120 nas eleições legislativas israelenses de terça-feira (28), informou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Central, depois de apurados 100% dos votos.

Com o balanço final, a legenda fundada pelo primeiro-ministro Ariel Sharon conquistou mais um deputado. Nos resultados prévios divulgados nesta quarta-feira, o Kadima ficaria com 28 cadeiras.

Entre mais votados, depois do Kadima aparece o Partido Trabalhista, com 20 deputados, o partido ultraortodoxo sefardita Shas, com 12 parlamentares, o Likud (direita nacionalista), com 12 cadeiras no Knesset (Parlamento), e a formação de extrema-direita Yisrael Beiteinu, com 11 vagas.

Estes resultados levam em conta os votos enviados por mala diplomática, além de cédulas de presidiários e de eleitores doentes.

A União Nacional (coalizão de partidos da extrema-direita) conseguiu nove cadeiras, o Partido dos Aposentados, sete vagas, o Judaísmo Unificado da Torá (ultraortodoxo), seis deputados, o Meretz (esquerda leiga), cinco cadeiras, e os três partidos árabes (Raam, Balad e Hadash) obtiveram três postos no Knesset cada um.

Mesmo com as pequenas alterações na apuração final, Olmert precisará formar uma coalizão com outros partidos para governar e aplicar seu plano de retirada parcial dos assentamentos israelenses no território palestino da Cisjordânia.

Leia mais
  • Olmert admite decepção com resultado das eleições em Israel
  • Abbas felicita Olmert pela vitória em eleições em Israel

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições em Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página