Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 10h53

Holanda confirma que Milosevic morreu por causas naturais

Publicidade

da Folha Online

Uma investigação da Promotoria da Holanda sobre a morte de Slobodan Milosevic, 64, indica que o ex-presidente iugoslavo morreu em decorrência de um ataque cardíaco, sem sinais de uma ação criminosa.

05.jul.2004/AP
Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
Milosevic, que sofria de problemas cardíacos e hipertensão, foi encontrado morto em março em um centro de detenção na Holanda, onde aguardava julgamento do Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII) por genocídio e crimes contra a humanidade.

"A promotoria pública concluiu que Milosevic morreu de causas naturais. Não há indicação de que sua morte tenha sido resultado de uma ação criminosa", diz a promotoria em um comunicado.

O TPII afirmou, por meio de um comunicado, sua satisfação com a conclusão das investigações. "O relatório (...) encerra formalmente a investigação independente das autoridades holandesas sobra a morte de Milosevic", afirmou Fausto Pocar, presidente do tribunal.

Segundo o anúncio, devido à conclusão de que Milosevic morreu por causas naturais, o inquérito da corte internacional deve se concentrar no tratamento médico recebido pelo ex-presidente iugoslavo no centro de detenção.

Envenenamento

Exames toxicológicos também confirmam que não há indícios de envenenamento no sangue de Milosevic, o que poderia ter causado um ataque cardíaco.

Segundo a promotoria, embora medicamentos sem prescrição médica tenham sido encontrados na cela de Milosevic em dezembro de 2005, nenhum remédio foi encontrado no local no dia de sua morte.

Um especialista que realizou testes em amostras de sangue do ex-líder iugoslavo em janeiro afirmou acreditar que Milosevic teria ingerido um medicamento chamado rifampicin para piorar sua condição de saúde.

Com isso, ele pretendia ser transferido para a Rússia, onde moram sua mulher, seu filho e seu irmão. A corte havia negado em dezembro um pedido de Milosevic para passar por tratamento médico na Rússia, dizendo que ele poderia ser tratado na Holanda.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Solbodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página