Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2006 - 10h10

Quase metade dos peruanos são de origem indígena

Publicidade

da Folha Online

Herdeiro de civilizações andinas, mais notadamente dos incas, o Peru ocupa parte da porção oeste da América do Sul e foi uma colônia espanhola até o ano de 1821, quando declarou sua independência.

Quase metade dos 27 milhões de habitantes do Peru são de origem indígena, da população restante, a maioria é miscigenada. O atual presidente do Peru, Alejandro Toledo, foi o primeiro chefe de governo do país a se declarar descendente de índios.

Entre as décadas de 1980 e 1990, o grupo maoísta Sendero Luminoso tentou impor um regime comunista no país --mais de 60 mil pessoas morreram no conflito entre as forças de segurança e os guerrilheiros.

O ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) conseguiu conter a guerrilheira, mas fugiu do país para evitar um processo em que era acusado de corrupção. Atualmente o Peru está tentando extraditá-lo do Chile para enfrentar acusações de violação de direitos humanos.

O Peru é o segundo maior produtor mundial de cocaína e já recebeu centenas de milhões de dólares do governo dos Estados Unidos para combater o tráfico. Mesmo assim, a produção de coca peruana cresceu quase 40% no ano passado, e há um movimento crescente que busca promover a folha de coca como um alimento saudável.

Também grande produtor de minerais, o Peru registrou um crescimento na economia de 6,7% no ano passado. A elevação no PIB (Produto Interno Bruto), no entanto, não gerou reflexos diretos na criação de empregos. Mais da metade da população peruana está abaixo da linha da pobreza.

Nome: República do Peru

Capital: Lima

Divisão: 25 regiões e um Departamento

População: 28.302.603

Área: 1.285.220 km quadrados

Idioma: espanhol, quéchua e aimará (oficiais)

Moeda: sol novo

Forma de governo: república presidencialista

Posição no IDH: 79º [o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista, e o Brasil está na 63ª posição]

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 169,5 bilhões (2005)

Renda "per capita" anual: US$ 6.100 (dados de 2005)

Internautas: 4,57 milhões

Analfabetismo: 12,3%

População abaixo da linha da pobreza: 54%

Fonte: CIA World Factbook



Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ollanta Humala
  • Leia o que já foi publicado sobre Lourdes Flores
  • Leia o que já foi publicado sobre Alan García
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições peruanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página