Mundo
13/04/2006 - 08h39

Quase metade dos americanos apoiaria ataque contra o Irã

Publicidade
da Efe, em Los Angeles

Um total de 48% dos americanos apoiaria uma "ação militar" contra o Irã se este país continuar "produzindo material apto para desenvolver armas nucleares", segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo jornal "Los Angeles Times".

Dos 1.357 entrevistados, 40% se manifestaram contrariamente a um ataque contra o Irã, apenas 42% acreditam que o presidente dos EUA, George W. Bush, tome a decisão adequada e 54% desconfiam do líder americano, segundo a pesquisa.

No caso de Bush atacar o Irã, 44% dos entrevistados afirmaram que o presidente deveria limitar os bombardeios a ações com aviões ou mísseis, sem tropas terrestres.

Ao todo, 19% apoiariam o uso de forças terrestres e aéreas, 6% optariam apenas por tropas terrestres e 20% se oporiam a qualquer ação militar ordenada por Bush.

O Irã obterá armas nucleares de qualquer forma, de acordo com 61% dos americanos entrevistados. Por outra parte, 27% acreditam que esse desenlace pode ser evitado pela via diplomática (15%) ou mediante uma "ação militar" (12%).

A pesquisa do "Los Angeles Times" e da agência de notícias Bloomberg foi realizada por telefone entre os dias 8 e 11 deste mês.

Leia mais
  • Ahmadinejad diz que Irã não voltará atrás em seu programa nuclear
  • EUA pedem à ONU "fortes medidas" contra o Irã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca