Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2006 - 14h06

El Baradei teve reunião "construtiva" com negociador iraniano

Publicidade

da Efe, em Teerã

O diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohammed El Baradei, considerou "construtiva" a reunião que teve nesta quinta-feira, em Teerã, com Ali Larijani, responsável pela Organização Iraniana de Energia Atômica.

El Baradei disse ter pedido que Teerã "resolva os assuntos pendentes" sobre seu programa nuclear, segundo a TV pública iraniana.

"O Irã deve suspender as atividades nucleares durante um período determinado", pediu El Baradei, referindo-se à entrega de seu relatório sobre o caso.

O diretor da AIEA acrescentou que não tem informações sobre "qualquer desvio" de combustível nuclear para objetivos não pacíficos.

Larijani ressaltou que "o Irã está cumprindo seus compromissos" e que o país anunciará sua posição "durante as duas semanas que restam" até El Baradei entregar seu relatório.

O responsável iraniano disse à imprensa que as conversas com El Baradei foram centralizadas nas formas de colaboração entre Teerã e a AIEA, assim como as formas de ampliá-la.

A reunião entre El Baradei e Larijani acontece horas depois de o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmar que Teerã não recuará em seu plano nuclear e considerou "inegociável" o direito de o povo iraniano possuir tecnologia atômica, segundo a agência Irna.

"Nossa situação mudou completamente. Agora somos um país nuclear e falaremos com os outros Estados como um país nuclear", disse o líder iraniano.

Ahmadinejad reafirmou que o programa de seu país tem fins pacíficos e que não viola os princípios da lei internacional, enquanto insistia em que "ninguém tem direito de impedir o caminho que escolhemos neste campo".

O presidente iraniano anunciou na terça-feira (11) que o Irã havia completado o ciclo de produção de combustível nuclear, o primeiro passo no processo de enriquecimento de urânio.

Além disso, o vice-presidente da Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohamad Saeedi, anunciou ontem que seu país começará a enriquecer urânio em grande escala, apesar das crescentes pressões da comunidade internacional.

"A produção de combustível nuclear não contradiz com os princípios da AIEA, e a tecnologia nuclear para fins pacíficos não será nenhuma ameaça para qualquer país", disse Ahmadinejad.

Leia mais
  • Ahmadinejad diz que Irã não voltará atrás em seu programa nuclear
  • EUA pedem à ONU "fortes medidas" contra o Irã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página