Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2006 - 21h50

Cientistas afirmam que góticos têm mais chance de se suicidar

Publicidade

da Reuters, em Londres

Jovens que adotam o estilo de vida "gótico" de roupas escuras e música introspectiva têm mais probabilidade de se infligir ferimentos ou de tentar suicídio do que outros jovens, de acordo com um estudo publicado no Reino Unido.

"Embora apenas um pequeno número de jovens se identifique como vinculados à cultura gótica, as taxas de ferimentos auto-impostos e tentativas de suicídio são muito altas entre membros desse grupo", disse Robert Young, o pesquisador do estudo da Universidade de Glasgow.

Os pesquisadores descreveram os góticos como um subgênero do movimento punk "com uma sombria e sinistra estética".

Roqueiros com aparência e atitude chocantes como Marilyn Manson são muitos populares entre os góticos e essa subcultura sempre foi vista com suspeita e críticas negativas pela imprensa.

Os dois estudantes americanos que assassinaram 13 pessoas no massacre do colégio Columbine no Colorado em 1999 eram vistos como aficcionados pela cultura gótica.

Os pesquisadores da Glasgow estudaram 1.258 pessoas com 11, 13, 15 e 19 anos, que responderam perguntas sobre ferimentos auto-impostos e suas conexões com vários tipos de cultura jovem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os góticos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página