Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2006 - 15h25

Revista italiana publica nova caricatura de Maomé

Publicidade

da France Presse, em Roma

Um desenho representando o profeta Maomé no inferno, publicado pela revista italiana "Studi Cattolici", desatou neste sábado protestos de várias associações muçulmanas na Itália.

A "Studi Cattolici" de maio inclui uma caricatura na qual aparecem os poetas italiano Dante Alighieri e latino Virgílio à beira de um círculo em chamas, em cujo centro está o profeta muçulmano cortado pela cintura. "Aquele ali não é o Maomé?", pergunta Virgílio. "Sim, e ele está dividido em dois porque causou a divisão da sociedade", responde Dante, segundo transcrição da agência Ansa.

"De vez em quando é bom que haja um cartoom satírico politicamente incorreto. Não se trata mais do que uma passagem extraída da Divina Comédia, de Dante", comentou o diretor da revista, Cesare Cavalleri, membro do Opus Dei.

Apesar de ser identificada como ligada à poderosa instituição conservadora católica Opus Dei, a publicação não tem vínculo com a entidade.

"A mim parece algo de muito mau gosto", comentou Mario Scajola, diretor da seção italiana da Liga Mundial Muçulmana.

"Apesar de todos os esforços que são feitos no mundo cristão e muçulmano em favor do diálogo inter-religioso, ainda existem minorias que jogam lenha na fogueira", lamentou Roberto Piccardo, da União das Comunidades Muçulmanas Italianas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o grupo Opus Dei
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página