Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2006 - 19h16

Cobaia de remédio para leucemia vai perder partes dos dedos

Publicidade

da Associated Press, em Londres

Um homem de 20 anos que sofreu reações severas durante um teste de remédio contou a tablóides britânicos que vai perder partes dos dedos das mãos e dos pés.

Ryan Wilson, de Londres, e outros cinco voluntários tomaram parte em um teste clínico no mês passado da droga TGN 1412, para o tratamento de leucemia.

"Eu definitivamente vou perder partes dos dedos das mãos e dos pés", disse ele, que comparou os sintomas às ulcerações causadas pelo frio. Vários partes das mãos e dos pés de Wilson ficaram pretas onde a carne apodreceu.

Wilson e os outros voluntários receberam 2,2 mil libras (aproximadamente US$ 3,5 mil) para tomar parte do experimento, mas sofreram convulsões e falência dos órgãos minutos após a administração da droga. Todos os outros voluntários já tiveram alta do hospital.

"Eu tive parada cardíaca, pneumonia, septicemia, problemas nos rins e no fígado", disse Wilson. O estudante afirmou que planeja processar as indústrias farmacêuticas TeGenero AG, da Alemanha, e a Parexel International (EUA), que conduziram os experimentos.

Investigadores afirmaram que não encontraram evidência de contaminação do produto ou uso de práticas impróprias no experimento. A associação governamental responsável pela avaliação de drogas deve continuar a investigação.

A TeGenero inicialmente comunicou que nenhum "evento adverso relacionado à droga" em testes realizados em animais, mas informou mais tarde que alguns macacos ficaram com as glândulas inchadas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página