Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2006 - 09h01

Premiê indicado do Iraque inicia formação de governo

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O primeiro-ministro designado do Iraque, o xiita Jawad al Maliki, começou neste domingo as consultas com os diferentes grupos políticos para formar um governo de união nacional, que será o primeiro não provisório no Iraque do pós-guerra.

22.abr.2006/AP
Jawad al Maliki, premiê indicado do Iraque
De acordo com informações de fontes xiitas, Al Maliki espera apresentar, em um prazo de duas semanas, uma lista com os nomes dos membros de seu gabinete.

A eleição de Al Maliki para que forme o gabinete foi possível depois que o também xiita Ibrahim al Jaafari --chefe do governo interino-- anunciou na quinta-feira passada que renunciava ao cargo, o que desbloqueou o processo para a formação do Executivo, quatro meses depois das eleições.

As comunidades sunita e curda se opunham radicalmente à candidatura de Jaafari para o posto por considerá-lo sectário.

Neste sábado, Al Maliki se comprometeu perante o parlamento a se esforçar para formar um governo de união nacional, no qual estejam representados todos os grupos políticos e étnicos iraquianos, assim como para restabelecer a segurança no país.

Segundo a nova Constituição iraquiana, aprovada em outubro passado em plebiscito, o primeiro-ministro designado tem que apresentar ao presidente uma lista com os nomes dos membros do gabinete em um prazo de 30 dias.

O parlamento iraquiano reelegeu ontem também o curdo Jalal Talabani como presidente do Iraque para uma segunda legislatura, enquanto o sunita Mahmoud al Mashadani foi eleito presidente do Legislativo.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre Jawad al Maliki
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página