Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2000 - 08h05

Gore e Bush fazem primeiro debate na TV

Publicidade

SÉRGIO DÁVILA
em Nova York

da Folha de S.Paulo

O vice-presidente norte-americano, Al Gore, candidato democrata às eleições presidenciais de novembro, participou ontem de várias simulações de debates.

Trabalhou mais no que os assessores chamam de "lado humano" do candidato. O lugar não poderia ser mais apropriado: um laboratório de pesquisas com tubarões em Sarasota, Flórida.

Já o candidato republicano, o governador do Texas, George W. Bush, ficou em sua fazenda em Waco, onde fez caminhadas, cortou lenha de cedro para a lareira e leu os resumos dos assuntos importantes da campanha.

Os dois se encontram hoje em Boston, para o primeiro debate presidencial da campanha norte-americana, que acontece às 21h (22h de Brasília). O encontro de 90 minutos, o primeiro de uma série de três, será transmitido por um pool de emissoras e deverá ser visto por 75 milhões de pessoas.

Tanto Gore quanto Bush sabem que o debate pode decidir a eleição -decidiu em 1960, quando um bem-apresentado e confiante John Kennedy (democrata) derrotou no ar o amarfanhado e lacônico Richard Nixon.

Ambos apostam tudo no encontro para conseguir o desempate nas pesquisas. Segundo o último levantamento Gallup/"CNN"/"USA Today", os dois estão empatados com 45% do total das intenções de voto. O candidato do Partido Verde, Ralph Nader, vem atrás, com 4%. O conservador Pat Buchanan, do Partido Reformista, tem 1%.

Outro levantamento, do Instituto Zogby com a agência de notícias "Reuters", dá pequena vantagem para Gore, ainda dentro do empate técnico: 45% das intenções de voto para o vice de Bill Clinton, contra 41% para o filho do ex-presidente George Bush.

Deverão ser discutidos cinco assuntos: redução de impostos, educação, política energética, direitos dos aposentados e subsídios para remédios controlados.

Além disso, é provável que Bush ataque Gore por seu apoio à recém-aprovada e polêmica pílula abortiva RU-486 e Gore contra-ataque levantando o apoio incondicional de Bush à indústria de armamento norte-americana.

A metodologia
Os "nanicos" Nader e Buchanan não foram nem sequer convidados. Realizaram um debate informal no domingo, no programa "Meet The Press", da TV CBS, e repetiriam a dose ontem no "Larry King Live", da CNN.

Os encontros são organizados desde 1987 pela Comissão dos Debates Presidenciais, pluripartidária. Segundo a comissão, Nader e Buchanan não atingiram os pré-requisitos para participar.

O principal deles é conseguir, no mínimo, 15% das intenções de votos em pelo menos cinco pesquisas nacionais. O formato dos debates não varia. Hoje, Gore e Bush estarão cada um atrás de um púlpito, separados pelo mediador, o jornalista Jim Lehrer.

Cada um fará um pronunciamento inicial e final de dois minutos. Então, o mediador fará uma série de perguntas alternadamente aos dois, que terão dois minutos para responder.

Depois da resposta de um, o outro candidato pode fazer uma réplica de um minuto. E caberá ao mediador decidir se dá direito à tréplica e à réplica da tréplica.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página