Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2006 - 09h41

Papa lembra 20 anos de Tchernobil em sua audiência no Vaticano

Publicidade

da Efe, no Vaticano

O papa Bento 16 lembrou hoje o 20º aniversário do acidente nuclear de Tchernobil e pediu "aos responsáveis do destino da humanidade" que façam um "esforço comum e ponham qualquer tipo de energia a serviço da paz, respeitando as exigências do homem e da natureza".

Plinio Lepri/AP
Papa lembra os 20 anos da tragédia de Tchernobil em sua audiência no Vaticano
O sumo pontífice lembrou o pior acidente da história envolvendo energia atômica a aproximadamente 50 mil pessoas presentes na praça São Pedro, no Vaticano, e destacou as seqüelas que a catástrofe deixou, sobretudo nas crianças.

"Hoje se completa o 20º aniversário do trágico acidente ocorrido na usina nuclear de Tchernobil. Nestas circunstâncias, sinto o dever de expressar meu apreço pelas famílias, as associações, as administrações civis e as comunidades cristãs que durante estes anos acolheram e curaram as crianças e os adultos afetados", afirmou.

Bento 16 disse que é preciso pedir a Deus que ilumine os responsáveis do destino da humanidade, e continuar rezando pelas vítimas de uma calamidade tão grande, que levam em seus corpos os sinais da catástrofe.

Esta é a segunda vez em poucos dias que Bento 16 se refere a um problema de energia atômica e demonstra sua preocupação com o tema.

No último dia 16, Domingo da Ressurreição, Bento 16 se referiu às guerras que castigam várias partes do mundo e falou sobre outro grave problema que a sociedade internacional enfrenta: a crise desencadeada pelo programa nuclear iraniano.

Sem nomear nenhum país, Bento 16 disse: "No que diz respeito às crises internacionais relacionadas à energia nuclear, que se chegue a uma saída honrosa para todos mediante negociações sérias e leais".

Especial
  • Leia cobertura completa sobre 20 anos de Tchernobil
  • Leia o que já foi publicado sobre Bento 16
  • Leia o que já foi publicado sobre imigração na Espanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página