Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2006 - 18h28

Milhares de pessoas protestam em NY contra guerra no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Uma multidão ocupou neste sábado as ruas de Manhattan, em Nova York, para pedir a imediata retirada das tropas norte-americanas do Iraque. A organização da marcha estimou em 300 mil o número de participantes, mas a polícia não efetuou uma contagem. Ninguém foi preso.

"Acabem com a guerra, tragam as tropas para casa", dizia uma das faixas carregadas pelos manifestantes, que lembraram o aniversário de três anos da guerra, iniciada em 19 de março de 2003. A atriz Susan Sarandon e o reverendo Jesse Jackson estavam entre eles. "Estamos aqui hoje porque a guerra é ilegal, imoral e anti-ética", disse o reverendo Al Sharpton.

O evento, organizado pelo grupo União pela Paz e pela Justiça, além de pedir o regresso das tropas do Iraque, também tinha como objetivo manifestar oposição a qualquer ação militar contra o Irã.

"Mentiram para nós, e eles vão mentir para nós novamente para nos levar a uma guerra contra o Irã", disse a manifestante Marjori Ramos. "Estou aqui porque estava com muita raiva, e eu tinha que fazer alguma coisa."

Ao menos 2.399 militares norte-americanos já morreram no Iraque desde que a guerra começou.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página