Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 18h41

EUA afirmam que chefe da Al Qaeda no Iraque pode estar em Bagdá

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

O líder da organização terrorista Al Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi, estaria em Bagdá ou nas imediações da capital iraquiana, afirmou nesta quinta-feira o porta-voz do Exército americano no Iraque, general Rick Lynch.

"É apenas uma questão de tempo para que o peguemos", afirmou o militar, baseando sua declaração em documentos recentemente apreendidos durante cinco ataques contra Yussufiya (sul) e arredores, nos quais 31 combatentes estrangeiros foram mortos desde 8 de abril.

Entre os documentos apreendidos se encontra uma versão não montada de um vídeo em que Al Zarqawi aparece, em 25 de abril, e que não foi difundida pela internet.

O Exército americano difundiu algumas imagens curiosas desse novo vídeo, como Al Zarqawi com dificuldade para encontrar o gatilho de sua metralhadora e um de seus ajudantes queimando a mão ao pegar uma arma pelo cano, depois de ter sido usada por seu chefe.

"O vídeo é um ato de desespero por parte de Al Zarqawi, que está a ponto de sofrer uma derrota total no Iraque com a formação de um governo de unidade nacional. Ele quis impedir as eleições de janeiro de 2005, o referendo de outubro de 2005 e as eleições de dezembro de 2005 e fracassou", concluiu Lynch.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página