Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 16h42

Justiça sérvia pede prisão da filha de Slobodan Milosevic

Publicidade

da Folha Online

Uma corte de Belgrado pediu a prisão de Marija Milosevic, filha do ditador iugoslavo Slobodan Milosevic, depois que ela não compareceu a um julgamento em que era acusada de ter disparado uma arma durante a prisão de seu pai em 2001.

A decisão de prendê-la ainda depende da confirmação de uma comissão de juízes, segundo a porta-voz da corte, Marina Klaric-Zivkovic.

28.set.2000/Reuters
Slobodan Milosevic e sua filha, Marija
Apesar do pedido, Marija, que vive em Montenegro há vários anos, vem ignorando as medidas judiciais contra ela da capital sérvia, Belgrado.

Em 2002, a filha do ditador recebeu uma sentença --posteriormente suspensa-- de dos anos de prisão por posse ilegal de armas e colocar em risco a segurança pública ao disparar contra a polícia durante a prisão de Milosevic, em abril de 2001.

Milosevic, que sofria de problemas cardíacos e hipertensão, foi encontrado morto em março deste ano em um centro de detenção na Holanda, onde aguardava julgamento do Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII) por genocídio e crimes contra a humanidade.

Autoridades de Belgrado derrubaram o veredito contra Marija Milosevic e ordenaram a realização de um novo julgamento, que começou em novembro de 2004.

A filha de Milosevic faltou a várias audiências, a mais recente em fevereiro, o que levou a corte a requerer a prisão dela.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página