Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 18h14

OMS confirma primeiro caso de gripe aviária em humanos no Djibuti

Publicidade

da Folha Online

O governo do Djibuti informou nesta quinta-feira que uma pessoa foi infectada pelo vírus H5N1, no primeiro caso humano de gripe aviária confirmado na região do Chifre da África.

"Um paciente e três galinhas de criação doméstica foram contaminados com o vírus H5N1", declarou o ministro da Saúde do Djibuti, Abdallah Abdillahi Miguil, em entrevista à televisão estatal.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou, em Genebra, de que se trata de um caso de contaminação humana pelo vírus mortal.

"Há uma menina de dois anos que foi infectada pelo H5N1", afirmou o porta-voz da OMS, Dick Thompson, explicando que a criança está internada em um hospital local.

O pequeno país de 300 mil habitantes próximo ao mar Vermelho está na rota migratória de pássaros que já haviam sido detectados com a cepa mortal.

O estado de saúde da menina internada ainda não foi divulgado.

O Djibuti é o décimo país a confirmar um caso de gripe aviária em humanos. Ao menos 208 pessoas já contraíram a doença em todo o mundo e 115 delas morreram nos últimos três anos, segundo a OMS.

Especialistas da área de saúde temem que o vírus da gripe aviária possa sofrer uma mutação que o permita ser transmitido entre seres humanos, o que poderia causar uma pandemia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página