Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 18h52

Japão anuncia 16 possíveis casos de gripe aviária em humanos

Publicidade

da France Presse, em Tóquio

As autoridades de saúde da Província japonesa de Ibaraki informaram nesta quinta-feira que 16 pessoas desta área vizinha a Tóquio podem ter sido infectadas pela gripe aviária, embora não tenham desenvolvido os sintomas da doença.

Em declarações citadas pela agência Kyodo, o governo de Ibaraki indicou que não existe perigo de contagio de outras pessoas.

Segundo tais informações, as 16 pessoas teriam sido infectadas pela cepa H5N2 da gripe aviária, que não é tão virulenta como a variante H5N1, que matou mais de cem pessoas no mundo todo.

Com estes possíveis casos de gripe aviária em humanos, sobe para 93 o número de pessoas que podem ter sido infectadas em algum momento pelo vírus no Japão --86 em Ibaraki e sete na Província vizinha de Saitama, ao noroeste de Tóquio.

O Banco de Desenvolvimento Asiático (BDA) alertou que uma pandemia de gripe aviária poderia custar cerca de US$ 283 bilhões só na Ásia. Além disso, provocaria uma recessão econômica no continente.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão iniciou um plano de choque para enfrentar uma eventual epidemia de gripe aviária, que em teoria poderia causar até 640 mil mortes no país se fosse transmitida entre humanos.

Este plano de choque contempla a declaração do estado de emergência no Japão em caso de epidemia, para reduzir o contágio e prevenir o pânico.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página