Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2006 - 12h07

Premiê iraquiano apresentará seu governo ao Parlamento no sábado

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O novo governo do Iraque, liderado pelo primeiro-ministro designado, Nouri Al Maliki, será apresentado no próximo sábado (20) ao Parlamento do país para receber a confiança da câmara, informaram fontes parlamentares.

"O Parlamento recebeu um pedido do primeiro-ministro designado, Nouri Al Maliki, para que realize uma sessão no próximo sábado para discutir a formação do novo governo, seu programa político, e receber a confiança da câmara", disse Hussein Al Faluyi, deputado do grupo árabe sunita Frente do Consenso Iraquiano (FCI).

O pedido de Al Malki, candidato da Aliança Unida Iraquiana (AUI, xiita confessional), acontece dois dias antes de terminar o prazo estabelecido pela Constituição iraquiana para que o primeiro-ministro apresente seu governo.

Faluyi disse que a FCI está "incomodada" com o novo Executivo, pois seus membros obtiveram os ministérios do Planejamento, Educação Superior, Pesquisa Científica, e dois ministérios de Estado.

O deputado sunita se referia ao fato de que não receberam nenhuma pasta entre as principais, por isso advertiu que seu grupo sairá do governo de Al Maliki caso que não sejam responsáveis pelo Ministério da Defesa.

Gabinete

A Assembléia Suprema da Revolução Islâmica do Iraque (ASRII), a mais importante formação política da AUI, disse hoje na imprensa local que esse bloco conseguiu um total de 16 ministérios, entre eles o de Petróleo, Finanças e Eletricidade.

A Aliança Curda (AK) ocupará cinco pastas, entre elas a das Relações Exteriores. A Aliança Iraquiana, xiita laica e liderada pelo ex-primeiro-ministro iraquiano Iyad Allawi, recebeu os ministérios de Comunicações e Justiça.

Além disso, segundo a ASRII, a sunita Frente do Diálogo Nacional (FDN) obteve as pastas do Meio Ambiente e da Mulher.

Segundo a imprensa local, Al Maliki decidiu adiar a designação dos ministros da Defesa e do Interior até que todas as alianças políticas cheguem a um consenso sobre os candidatos para ocupar os cargos.

Nas eleições legislativas de dezembro passado, a AUI conseguiu 128 das 275 cadeiras do Parlamento, enquanto a AK obteve 54 vagas e a FCI conseguiu 44.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página