Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2006 - 18h19

Israel fez teste com bomba nuclear em 1979, diz jornal

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Israel e África do Sul realizaram em 1979 um teste nuclear sobre uma plataforma oceânica ao norte da Antártida [a localização exata não foi especificada], segundo documentos secretos americanos recentemente tornados públicos, informou nesta sexta-feira o jornal israelense "Yediot Aharonot".

Esses documentos confirmam que uma misteriosa explosão, detectada em 22 de setembro de 1979 por um satélite americano sobre o Atlântico Sul, era de origem nuclear.

O informe contradiz as conclusões de uma comissão de investigação designada na ocasião pelo presidente Jimmy Carter, que indicou que a explosão tinha outra origem.

A divulgação desses documentos aconteceu a pedido do Centro de Pesquisa sobre Segurança Nacional da Universidade de Georgetown de Washington, informa o jornal.

Em 1990, um relatório do serviço de inteligência americana, a CIA, afirmava que a África do Sul produzia armas nucleares.

Esse documento, elaborado em dezembro de 1979 pela Casa Branca, informou que Israel e a África do Sul cooperavam em questões militares, entre elas a pesquisa nuclear.

Segundo publicações estrangeiras, Israel dispõe de um arsenal nuclear de mais de 200 ogivas, apesar de o Estado de Israel nunca ter reconhecido possuir bombas atômicas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear de Israel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

    Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

    Celulares | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página