Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2000 - 13h10

Protestos pedem participação de "nanicos" em debate nos EUA

Publicidade

da Reuters
em Boston (EUA)

Cerca de 9.000 pessoas reuniram-se do lado de fora do local onde se realizou o primeiro debate entre os dois principais candidatos à Presidência dos EUA, pedindo que outros candidatos participem dos próximos encontros. Segundo a polícia de Boston, cerca de 30 pessoas envolvidas no protesto foram detidas.

A tensão aumentou depois que o candidato Ralph Nader, do Partido Verde e terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto (2%), não pôde entrar no auditório para acompanhar o debate entre o democrata, Al Gore, e o republicano, George W. Bush.

"Apesar do fato de ter recebido um convite oficial, Ralph foi recebido por um representante (da Comissão dos Debates Presidenciais) e três policiais que disseram que, com ou sem convite, o candidato não era bem-vindo", afirmou Laura Jones, porta-voz de Nader.

"Milhares de pessoas estão nas ruas pedindo a participação de Nader porque, afinal, a população e os eleitores norte-americanos é que foram excluídos desses debates', afirmou Jones.

A polícia estimou o número de manifestantes em 9.000, a maioria deles simpatizantes de Nader ou de Pat Buchanan (candidato pelo Partido da Reforma, que aparece nas pesquisas com cerca de 1% das intenções de voto).

A Comissão dos Debates Presidenciais, um grupo bipartidário que organiza o evento desde 1988, excluiu Nader e Buchanan argumentando que nenhum deles havia obtido o mínimo de 15% das intenções de voto nas pesquisas.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página