Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2006 - 22h45

OMS considera possível transmissão de gripe aviária entre humanos

Publicidade

da Folha Online

Uma família de oito pessoas infectadas pela gripe aviária na Indonésia pode ter passado o vírus dentro do grupo, em vez de terem se contaminado pelo contato com aves domésticas, informou nesta terça-feira a OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Todos os casos confirmados no agrupamento podem estar diretamente relacionados à exposição próxima e prolongada a um paciente durante a fase mais grave da doença", explicou a OMS em um comunicado. "Apesar de a transmissão entre humanos não poder ser descartada, a busca pela possível fonte alternativa de exposição continua."

A agência não indicou imediatamente se iria elevar o nível de alerta da doença, que permanecia no início de quarta-feira (tarde de terça-feira no Brasil) no nível três --no qual permanece há meses. Isto significa que "não há nenhum caso ou casos muito restritos de transmissão de humano para humano".

A agência suspeita que, em casos raros, a gripe aviária possa ser transmitida entre seres humanos, mas que normalmente o H5N1 passa de aves para pessoas.

A OMS disse que os testes indicaram que, até agora, não houve mutações significativas do vírus. Especialistas temem que uma mutação do vírus para uma forma que possa ser facilmente transmitida entre seres humanos leve a uma pandemia.

De acordo com a OMS, 218 pessoas foram confirmadas como infectadas com a gripe aviária desde 2003, sendo que 124 delas morreram.

Com Associated Press

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página