Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2000 - 16h52

Gore e Bush acabaram debate presidencial em empate técnico

Publicidade

da France Presse
em Washington

O primeiro debate transmitido pela TV entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, disputado ontem à noite entre o democrata Al Gore e o republicano George W.Bush, acabou em empate, embora com uma ligeira vantagem para Gore, segundo opinaram a imprensa e analistas políticos deste país.

Tanto o atual vice-presidente como o governador do Texas se dedicaram a defender suas propostas políticas e não houve ataques pessoais duros.

Assim o confronto "não deu lugar a erros importantes nem a um nocaute. Gore impressionou mais, mas o marcador final será dado pelo eleitorado", diz o "The New York Times".

"George W. Bush pode ser felicitado por não ter sido ridículo", escreve o colunista Tom Shales, do "The Washington Post".

No entanto, nenhum dos dois foi vitorioso segundo as pesquisas, que dão um empate técnico com ligeira vantagem para Gore. A pesquisa da "CNN" e do jornal "USA Today" deu a vitória ao vice-presidente com 48% contra 41%. E a da "CBS", tem diferença maior: 49% contra 34%.

"Tivemos um duelo de listas de propostas governamentais", considerou Dennis Goldford, especialista em política da Universidade de Drake, para quem o debate foi "soporífero". Sobre Bush, diz que se desenvolveu bem falando da educação, mas demonstrou que a política externa é um de seus pontos fracos.

No fundo, é unânime para a imprensa norte-americana o fato de não ter havido surpresas. Os dois candidatos lutaram pelos assuntos que dominam hoje o painel político do país, como os excedentes orçamentários para programas de ajuda aos idosos, impostos e a crise do petróleo.

Gore e Bush debaterão novamente nos próximos 11 e 17 de outubro.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página