Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2006 - 20h00

Alvaro Uribe é reeleito para a Presidência da Colômbia

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, foi reeleito para o cargo na eleição presidencial realizada no país neste domingo. Com 85% das urnas já apuradas, Uribe, do partido Primeiro Colômbia, tinha 62% dos votos, contra cerca de 22% do adversário Carlos Gaviria, do partido Pólo Democrático Alternativo.

Com os votos obtidos, Uribe ultrapassou a margem de 50% necessária para vencer a eleição já no primeiro turno. Ele passa assim a ser o primeiro presidente reeleito da Colômbia em mais de um século.

Em terceiro lugar ficou Horácio Serpa, do Partido Liberal, com pouco menos de 12% dos votos.

Segundo a registradora nacional do Estado Civil --responsável pelo pleito--, Alma Beatriz Rengifo, a eleição foi realizada em clima de normalidade e calma nos 32 departamentos (Estados) colombianos.

"Recebemos informes de normalidade. Não houve problema nenhum", disse Rengifo, segundo a agência de notícias France Presse.

Já o ministro do Interior, Sabas Pretelt, disse que "o país está calmo, com exceção de algumas hostilidades" provocadas por membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O Exército colombiano informou a morte de cinco guerrilheiros que planejavam atentados a bomba nas cidades de Cali e Tame. No departamento de Tolima, foram desativados explosivos que estavam em um ônibus, também segundo o Exército.

No departamento de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, dois soldados morreram e três ficaram feridos em um confronto com membros da ELN (Exército de Libertação Nacional), que tentavam atacar um posto de votação no município de San Calixto, segundo autoridades locais.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página