Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 19h40

Pesquisas apontam empate entre candidatos à Presidência do México

Publicidade

da Efe, em México

Três pesquisas divulgadas nesta terça-feira, dia do segundo debate televisivo entre os cinco candidatos à Presidência do México, apontaram um empate técnico entre os dois principais presidenciáveis, Andrés Manuel López Obrador (centro-esquerda) e o Felipe Calderón (conservador).

Segundo a pesquisa do jornal "El Universal", López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), e Felipe Calderón, do Partido da Ação Nacional (PAN), estão com 36% das intenções de voto.

O candidato da Aliança pelo México --formada pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) e o Partido Verde Ecológico do México (PVEM)--, Roberto Madrazo, possui 24%.

Outra pesquisa, publicada pelo jornal "La Crónica" em parceria com o instituto de pesquisas BGC Beltrán & Associados, sustenta que López Obrador e Calderón empatariam com 35%, enquanto Madrazo ficaria com 26%.

Em comparação com outra enquete realizada em maio, o candidato do PAN caiu dois pontos percentuais; o candidato do PRI apresentou uma queda de um ponto percentual; e o candidato do PRD subiu três pontos percentuais.

Por sua vez, a pesquisa divulgada pelo jornal "Excélsior" e o instituto Parametría dá uma pequena vantagem ao candidato do PRD (35,5%) sobre o do PAN (34,4%), seguidos do candidato do PRI (27%).

López Obrador ganhou 1,5 ponto percentual, enquanto Calderón perdeu 1,6 ponto e Madrazo ganhou um, em relação à última pesquisa.

Os resultados publicados pelo "La Crónica" e o "Excélsior" coincidem ao apontar que a queda do candidato de direita se deve, entre vários fatores, a um desgaste de imagem.

O "La Crónica" a atribui ao fato de López Obrador ter intensificado sua campanha contra o PAN nos meios de comunicação, enquanto o "Excélsior" afirma que a ordem do Instituto Federal Eleitoral (IFE) de retirar a propaganda do PAN do rádio e da televisão, na qual se afirmava que López Obrador era "um perigo para o México", afetou negativamente a imagem de Calderón.

Esta noite, os candidatos à Presidência se enfrentarão no segundo debate na televisão do processo eleitoral. Será o primeiro encontro entre os cinco candidatos, já que no debate anterior López Obrador decidiu não participar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página