Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2006 - 18h49

Ataques matam ao menos 21 no Iraque; rebeldes divulgam novo vídeo

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 21 civis e um ex-governador morreram em diferentes ataques ocorridos no Iraque neste sábado. Um novo vídeo divulgado por rebeldes insurgentes sunitas mostra a decapitação de três homens --supostos integrantes de um esquadrão da morte xiita.

Em um dos ataques, quatro iraquianos morreram e outros sete ficaram feridos quando homens armados abriram fogo contra um microônibus que retornava da prisão de Abu Ghraib, no distrito de Haswa, a oeste de Bagdá, segundo fontes do Ministério do Interior.

Reuters
Soldados inspecionam carro-bomba que explodiu em Karradah; 21 morreram em ataques
No distrito de Karradah, no centro de Bagdá, nove civis morreram e outras 23 pessoas ficaram feridas --entre elas, três policiais-- após a explosão de um carro-bomba. O ataque tinha como alvo uma patrulha da polícia em frente a uma mesquita xiita, segundo fontes policiais.

Três corpos com marcas de tiros e tortura foram encontrados em pontos diferentes de Bagdá. Não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias e as datas das mortes.

Também neste sábado, uma bomba deixada na beira de uma estrada atingiu um mercado em Bagdá, matando três pessoas e ferindo outras 28, segundo a polícia.

A polícia iraquiana também encontrou as cabeças de dois irmãos sunitas que haviam sido seqüestrados em Diyala na semana passada, segundo fontes médicas. Um dos irmãos-- que tinha 21 anos-- foi seqüestrado ao sair da empresa onde trabalhava.

Mossul

Em Mossul, ao norte de Bagdá, o ex-governador de Nineveh durante o regime de Saddam Hussein foi morto a tiros, segundo informações da polícia. Anwar Hussein Abdullatif dirigia seu veículo na região de Al Masarf quando foi atingido pelos tiros.

Também em Mossul, homens armados mataram cinco açougueiros, segundo a polícia e fontes médicas. O motivo do ataque não foi imediatamente divulgado.

Segundo testemunhas, três ou quatro homens armados invadiram um açougue e mataram os cinco funcionários, antes de fugirem em um carro que os aguardava em frente ao local.

Vídeo

Neste sábado, insurgentes sunitas divulgaram um novo vídeo que mostra três homens --supostos membros de um esquadrão da morte xiita-- sendo decapitados.

A gravação parece ser uma tentativa de mostrar que as ações rebeldes continuarão apesar da morte do líder terrorista Abu Musab al Zarqawi, morto em um bombardeio na quinta-feira (8).

O vídeo foi divulgado em um site do grupo terrorista Ansar al Sunnah, ligado à Al Qaeda

Outros grupos rebeldes sunitas expressaram suas condolências pela morte de Al Zarqawi em mensagens divulgadas na internet neste sábado. As mensagens foram divulgadas pelos líderes da Ansar al Sunnah e do Conselho de Shura dos Mujahidin, que engloba cinco grupos rebeldes.

Operações

O Exército americano aproveitou o vácuo na liderança rebelde após a morte de Al Zarqawi para realizar ao menos 56 operações desde o bombardeio de quinta-feira.

Segundo o porta-voz do Exército, William Caldwell, 39 operações foram conduzidas na manhã de quinta-feira e durante o dia de ontem, algumas motivadas por informações obtidas na ação que resultou na morte de Al Zarqawi, na região de Baquba.

Outras 17 operações foram realizadas imediatamente após a morte do líder da Al Qaeda no Iraque.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Morte de Al Zarqawi serve de fôlego para Bush
  • Terrorista era principal inimigo dos EUA no Iraque
  • Bombardeio dos EUA mata líder da Al Qaeda no Iraque

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página