Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2006 - 12h33

Quase 600 prisioneiros são libertados de prisões iraquianas

Publicidade

da Efe, em Bagdá
da Folha Online

Um total de 580 prisioneiros iraquianos foi libertado neste domingo depois que as autoridades revisaram seus casos e não encontraram provas sobre seu envolvimento em ações terroristas e criminosas.

Os libertados fazem parte de um grupo de 2.500 pessoas que o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, disse na terça-feira (6) que serão colocadas em liberdade, segundo fontes governamentais iraquianas.

Na quarta-feira (7), outros 562 prisioneiros foram libertados de várias prisões do Iraque. Fontes do Ministério iraquiano de Direitos Humanos consideram a medida um passo que pode ajudar na criação de um clima positivo no Iraque.

A libertação acontece antes da conferência de reconciliação nacional, que será realizada no final deste mês em Bagdá, com a participação de representantes sunitas, xiitas e curdos.

Ameaça

Também neste domingo, a rede terrorista Al Qaeda no Iraque ameaçou realizar novos ataques em larga escala que iriam "sacudir o inimigo" após a morte do líder do grupo, Abu Musab al Zarqawi, 39, morto em um bombardeio da força aérea americana na quinta-feira (8) em Baquba.

Em um comunicado divulgado na internet, o grupo afirma que seus líderes se reuniram após a morte de Al Zarqawi para discutir uma nova estratégia e renovar a fidelidade ao líder da Al Qaeda, o terrorista saudita Osama bin Laden.

"Nós planejamos operações em larga escala que irão sacudir o inimigo, em coordenação com outra facções, como o Conselho dos Mujahidin", diz o anúncio divulgado em um site islâmico.

"Nós reiteramos a lealdade ao líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, que Deus o proteja, e ele ficará satisfeito com as ações de seus soldados no Iraque", diz ainda o comunicado.

A autenticidade do anúncio atribuído à rede terrorista não pode ser comprovada.

Leia mais
  • Iraque liberta cerca de 600 presos; ao menos 11 morrem em ataques
  • Corpo do jordaniano Al Zarqawi é submetido a autópsia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página