Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 14h10

Novo líder da Al Qaeda no Iraque promete vingança em comunicado

Publicidade

da Folha Online

O novo líder Al Qaeda no Iraque prometeu nesta terça-feira vingar a morte do jordaniano Abu Musab al Zarqawi "nos próximos dias", segundo um comunicado divulgado em um site da islâmico na internet --a primeiro declaração do novo líder terrorista.

Al Zarqawi, que liderava a organização terrorista, foi morto na quinta-feira (8) em um bombardeio dos EUA perto de Baquba (65 km a norte de Bagdá).

O comunicado foi divulgado um dia depois que rede anunciou a nomeação de Abu Hamza al Muhajir como sucessor de Al Zarqawi na liderança no grupo.

"Aviso aos cruzados que o que acontecerá nos próximos dias irá deixar brancos os cabelos de suas crianças. As batalhas revelarão suas mentiras e a fraqueza de seus soldados", diz o comunicado, cuja autenticidade não pode ser verificada.

"Não fiquem felizes com a morte de Al Zarqawi, que Deus abençoe sua alma, porque ele deixou leões atrás dele", afirmou Al Muhajir. "Nós continuaremos o que ele começou", diz o anúncio, que acrescenta que os "guerreiros sagrados" estão "mais fortes do que nunca".

O comunicado identifica os principais alvos da Al Qaeda como as tropas de coalizão lideradas pelos EUA e seus colaboradores xiitas e sunitas.

"Não é segredo a ferocidade da batalha que está em curso entre os soldados que defendem o que é certo e os soldados que defendem o que é errado --os cruzados, os xiitas e os apóstatas no Iraque. Os guerreiros sagrados fizeram o inimigo enfrentar a derrota e a humilhação", diz.

Identidade

Segundo o especialista em Al Qaeda Fares bin Houzam, Al Muhajir pode ser um pseudônimo para o extremista egípcio Abu Ayyub al Masri ou para o saudita Abu Hafs al Qarni, que a rede Al Qaeda nomeou substituto de Al Zarqawi no ano passado, mas depois voltou atrás.

"Ele pode ser Al Masri ou Al Qarni. Nós podemos dizer ao certo que ele não é iraquiano, porque Al Muhajir significa imigrante em árabe", afirmou.

Masri --que foi treinado no Afeganistão e estabeleceu a primeira célula da Al Qaeda em Bagdá-- era um aliado próximo de Al Zarqawi. Seu nome aparece em uma lista dos 29 terroristas mais procurados divulgada pelo Exército americano.

O nome de Al Qarni apareceu em um comunicado da Al Qaeda como substituto de Al Zarqawi, que teria sido ferido. No entanto, a nomeação foi negada em um anúncio posterior.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Presidente Bush faz visita de surpresa ao Iraque
  • Levaremos sucessor de Al Zarqawi "à Justiça", dizem EUA
  • Corpo do jordaniano Al Zarqawi é submetido a autópsia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página