Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 22h26

García vence eleição no Peru com vantagem de 700 mil votos

Publicidade

da Efe, em Lima

O líder do Partido Aprista Peruano (PAP), Alan García, venceu a disputa pela Presidência do Peru por 694.937 votos a mais que o nacionalista Ollanta Humala, segundo o resultado da apuração de 100% dos votos no segundo turno eleitoral de 4 de junho.

A chefe do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Magdalena Chu, informou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, que García ganhou com 52,6% da votação válida, contra 47,4% de Humala, candidato do partido União pelo Peru (UPP).

García, que já governou o país entre 1985 e 1990, obteve 6.965.017 votos, enquanto Humala recebeu 6.270.080, segundo o ONPE.

Chu também confirmou que García obteve a vitória em Lima, onde votaram 4,6 milhões de eleitores, e no exterior, o que foi determinante para sua vitória.

Humala obteve uma grande votação na maioria dos Departamentos do interior do país, que, no entanto, têm uma baixa população eleitoral.

No segundo turno presidencial, dos 16,4 milhões de eleitores, 14,4 milhões compareceram às urnas, e 8% votaram em branco ou anularam o voto, segundo a autoridade eleitoral.

Concluído o cômputo oficial do ONPE, o Júri Nacional de Eleições pôde proclamar oficialmente o vencedor e entregar as credenciais ao chefe de Estado.

García assumirá a Presidência em 28 de julho, assim como os 120 parlamentares escolhidos nas eleições gerais realizadas em 9 de abril.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições peruanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página