Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 17h55

Bulgária e Romênia devem entrar para UE em janeiro de 2007

Publicidade

da Ansa, em Estrasburgo

Bulgária e Romênia devem entrar para a União Européia em 1º de janeiro de 2007 se cumprirem as determinações estipuladas anteriormente pelo bloco, segundo resolução aprovada nesta quarta-feira pelo Parlamento Europeu.

O Conselho Europeu, que se reúne amanhã e sexta-feira, "deve confirmar seu compromisso" e assegurar a adesão, "caso os dois países estejam prontos", sustenta a resolução apresentada pelos maiores grupos e aprovada nesta quarta-feira.

O documento pede que os próximos meses sejam aproveitados para preencher as falhas identificadas pela Comissão Européia, sobretudo em matéria de Justiça e luta contra a corrupção e a criminalidade.

A proposta também pede que o governo europeu conduza "os países para melhoras palpáveis, tendo em vista os recursos da União Européia nos setores que apresentam maiores problemas".

A respeito disso, a resolução aceita as recomendações da Comissão sobre os novos procedimentos para decidir a data definitiva das novas adesões.

Os deputados europeus solicitam aos governos búlgaro e romeno que "aproveitem plenamente os meses restantes, produzindo resultados concretos que satisfaçam as condições previstas para uma plena adesão na data prevista".

"Conscientes de que a adesão de cada um dos países será decidida tendo em conta seus méritos e resultados", expressam o desejo de que a Bulgária e a Romênia possam somar-se à União Européia "conjuntamente na mesma data".

Finalmente, a resolução põe em evidência "a enorme importância" de tomar todas as medidas necessárias para lutar contra o tráfico de seres humanos e para melhorar seriamente a inclusão social das comunidades ciganas, principalmente no que se refere a alojamento, cuidados sanitários, instrução e desemprego.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a expansão da União Européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página