Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2006 - 20h49

Senado dos EUA vota contra retirada das tropas do Iraque

Publicidade

da France Presse, em Washington

O Senado dos Estados Unidos se pronunciou nesta quinta-feira por esmagadora maioria contra uma proposta de retirada das tropas americanas do Iraque até o final do ano.

Por 93 votos contra 6, o Senado descartou uma emenda apresentada pelo republicano Mitch McConnell, em manobra destinada a avaliar o apoio a uma proposta de retirada vinda do democrata John Kerry, e que ainda não havia sido submetida à votação.

"Foi um voto de confiança em nossas tropas", avaliou o parlamentar republicano John Cornyn, do partido do presidente George W. Bush.

Os democratas estão, na realidade, profundamente divididos em relação à possibilidade de uma retirada do Iraque em curto prazo.

John Kerry, ex-candidato à Presidência, defende uma retirada das tropas do Iraque até 31 de dezembro. Kerry também pediu que Bush convocasse uma reunião de cúpula com os líderes iraquianos, dos países vizinhos, da Liga Árabe, da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da União Européia e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), para chegar a um "acordo político completo" sobre o Iraque.

O Pentágono anunciou nesta quinta-feira a morte em combate de 2.500 soldados americanos na Operação Liberdade do Iraque, o que foi qualificado como uma "triste marca" pela Casa Branca.

Leia mais
  • Iraque acha documentos da Al Qaeda em local de morte de líder
  • Presidente Bush faz visita de surpresa ao Iraque
  • Corpo do jordaniano Al Zarqawi é submetido a autópsia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página