Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2000 - 14h40

Canais de TV iugoslavos estão em poder de manifestantes

Publicidade

da France Presse
em Belgrado (Iugoslávia)

A televisão estatal "RTS" da Iugoslávia interrompeu as transmissões de seus dois primeiros canais pouco depois das 18h (15h de Brasília) de hoje. A rede de TV passou a transmitir, entre as 17h e as 18h (12h e 13h Brasília), programas musicais em vez do noticiário, como era normal.

Uma parte do edifício da "RTS" estava em chamas e manifestantes tomaram o controle do prédio no centro de Belgrado (capital da Iugoslávia). O terceiro canal da "RTS", com sede em outro prédio situado no bairro de Novi Beograd, também interrompeu as transmissões.

O canal de televisão independente "Studio B" também foi invadido hoje e está sob o poder dos manifestantes, segundo anunciou um locutor do canal. O "Studio B", que antes estava sob controle do governo, transmite agora informações sobre uma suposta rendição em massa da polícia.

Os manifestantes já haviam invadido o Parlamento e ateado fogo no edifício. Os protestos visam pressionar o atual presidente, Slobodan Milosevic, a deixar o poder e fazem parte da campanha de desobediência civil incentivada pela oposição.

No dia 24 de setembro a Iugoslávia realizou eleições para a sucessão de Milosevic. A comissão eleitoral do país anunciou a necessidade de um segundo turno entre o atual presidente e o candidato da Oposição Democrática Sérvia (DOS), Vojislav Kostunica, mas a oposição contestou o resultado alegando que o seu candidato havia ganho já no primeiro turno.

O presidente do Tribunal Constitucional Iugoslavo, Milutin Srdic, anulou hoje a eleição, mas ainda não anunciou a data do próximo pleito.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página