Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2000 - 21h05

Conheça Vojislav Kostunica, líder da Oposição Democrática Sérvia

Publicidade

da Folha Online

Vojislav Kostunica, 56, nasceu em Belgrado, formou-se em Direito e fez doutorado especializando-se em Direito Constitucional. Já publicou vários livros sobre o assunto. Foi professor universitário até 1974, quando foi demitido por opor-se à nova constituição iugoslava. Voltou a lecionar em 1989.

É casado com Zorica Kostunica, que também é doutora em Direito. O casal não tem filhos e mantém uma vida social discreta. Pessoas próximas dizem que ele gosta de gatos e cachorros e torce para o time de futebol Estrela Vermelha de Belgrado.

Em 1989, Kostunica ajudou a fundar o Partido Democrático. Deixou esta agremiação em 1992 para formar o Partido Democrático da Sérvia, mantendo suas atividades sobre direitos humanos e liberdades civis.

É visto como um nacionalista moderado e que não apresenta ameaça a aos países vizinhos. Sua devoção à democracia é considerada acima de qualquer suspeita.

A DOS (Oposição Democrática da Sérvia), é uma coalisão de 18 partidos e diversos grupos de apoio a Kostunica, que agregam inclusive os cidadãos de origem húngara e a minoria muçulmana.

Na convenção da DOS, Kostunica prometeu aproximar a Iugoslávia da Europa e trabalhar para redefinir as relações com Montenegro, a outra República que forma a Iugoslávia, ao lado da Sérvia.

Kostunica é favorável ao fim do isolamento em relação aos Estados Unidos, mas critica muito a política norte-americana para a Sérvia.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página