Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2006 - 12h51

Al Zarqawi é enterrado em lugar secreto de Bagdá com ritos islâmicos

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O corpo do terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, líder da Al Qaeda no Iraque assassinado em 7 de junho no país em um ataque dos Estados Unidos, foi enterrado em Bagdá, segundo revelou hoje o conselheiro de Segurança Nacional iraquiano, Muafaq al Rubei. "O enterro foi realizado após um acordo entre as autoridades iraquianas e as forças internacionais no Iraque", afirmou.

Zarqawi foi enterrado "de acordo com os rituais islâmicos", disse Rubei em entrevista coletiva. O conselheiro se negou a informar o lugar exato do túmulo e a data do enterro.

A tradição manda que o corpo seja lavado, envolvido em uma tela branca sem costuras. Após o pronunciamento de uma série de preces específicas, o corpo deve ser enterrado sem caixão e olhando para Meca.

Al Zarqawi morreu em um bombardeio aéreo na província de Diyala, a nordeste de Bagdá, junto com vários de seus colaboradores mais próximos.

O destino do corpo do terrorista era até agora um mistério, e na última sexta-feira o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, exigiu que o presidente dos EUA, George W. Bush, entregasse o corpo à sua família. Bin Laden pediu ao rei Abdullah II da Jordânia que permitisse a realização de um funeral na cidade natal de Zarqawi, Zarqa.

Leia mais
  • Líder rebelde morto no Iraque foi traído por colaboradores
  • Para ex-mulher, Al Zarqawi foi "vendido" aos americanos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia o que já foi publicado sobre Bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página