Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2006 - 15h05

Lista de procurados do governo iraquiano inclui mulher e filha de Saddam

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Bagdá

A mulher e uma das filhas do presidente deposto Saddam Hussein, as quais vivem no exílio, estão em uma nova lista das 41 pessoas mais procuradas do Iraque, divulgada neste domingo pelo conselheiro iraquiano para a segurança nacional, Muwaffaq al-Rubaie.

Raghad Saddam Hussein, filha de Saddam, é o número 16 da lista e vive na vizinha Jordânia, onde ela e sua irmã conseguiram asilo. Raghad tem ajudado a organizar a defesa do pai quanto aos crimes de guerra dos quais ele é acusado na Justiça iraquiana.

A primeira mulher do ex-ditador, Sajidah Khairallah Tilfah Hussein, acredita-se que more no Qatar. Ela é o número 17 da lista.

"Esta lista será enviada às instituições governamentais, mesquitas e a todos os lugares que possam nos ajudar a capturar essas pessoas", disse al-Rubaie. "Elas são responsáveis pela maioria das bombas e assassinatos indiscriminados que afetam o povo iraquiano, e por terem iniciado uma guerra sectária entre sunitas e xiitas." O conselheiro acrescentou que a maior parte das pessoas estão no Iraque.

Izzat Ibrahim al-Duri ocupa o número um da relação. Abaixo apenas de Saddam na hierarquia vigente, ele era o vice-comandante das Forças Armadas iraquianas. Ele também é o número seis da lista dos 55 mais procurados oficiais iraquianos elaborada em 2003 pelo Exército americano.

No número 30, está o egípcio Abu Ayyub al-Masri, o homem que se acredita ser o sucessor do jordaniano Abu Musab al Zarqawi, líder da Al Qaeda no Iraque morto em um ataque dos exército americano. Os EUA ofereceram recompensa de US$ 5 milhões pela sua captura.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Izzat Ibrahim al-Duri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página