Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2000 - 08h40

Imprensa russa critica atitude do governo em relação à Iugoslávia

Publicidade

da France Presse
em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou hoje o chefe de sua diplomacia, Igor Ivanov, a Belgrado (capital da Iugoslávia), em uma missão tardia e cheia de mistérios.

Enquanto os países ocidentais celebravam "o fim da era Milosevic", os russos diziam acreditar ainda em uma solução negociada. A imprensa russa foi severa hoje com o Kremlin, qualificando sua posição sobre a crise iugoslava de ininteligível.

"Os russos tinham um trunfo para usar e o deixaram perder", avaliou um diplomata ocidental em alusão às pressões ocidentais sobre os russos para que reconheçam a vitória da oposição nas eleições do dia 24 de setembro passado.

Segundo o presidente da Duma (câmara baixa do Parlamento russo), Guennadi Seleznev, Ivanov foi a Belgrado "para tomar conhecimento da situação e definir com mais precisão a posição da Rússia". Ivanov viajou em companhia do enviado especial russo para os Bálcãs, Vladimir Chishov, e pelo diretor do departamento europeu encarregado da Iugoslávia, Alexandre Tolkach. Os dois diplomatas haviam acabado de voltar de uma viagem à Iugoslávia.

Ao contrário dos ocidentais e apesar de suas pressões, Moscou não pediu a Milosevic para sair. O presidente Putin havia proposto um encontro em Moscou entre Milosevic e Kostunica, para tentar solucionar a crise política, uma iniciativa que fracassou.

Ao voltar da Índia ontem à noite, Putin mostrou-se consternado com o agravamento da situação na Iugoslávia. "O confronto político chegou a um ponto crítico, tudo o que acontecer agora poderá degenerar em violência direta e isto seria inadmissível", declarou.


  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página