Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2006 - 20h17

Israel bombardeia antiga estrada entre Beirute e Damasco

Publicidade

da France Presse, em Chtaura (Líbano)
da Folha Online

A aviação israelense atacou na madrugada desta sexta-feira (noite de quinta-feira no Brasil) uma ponte na antiga estrada entre Beirute e Damasco, na altura da zona turística de Sofar, na montanha que domina a capital libanesa, informou a polícia.

O ataque, o primeiro contra esta região do Líbano desde o início da ofensiva israelense, na quarta-feira, foi realizado por caças-bombardeiros, revelou a polícia.

A aviação israelense retomou nesta quinta-feira à tarde o bombardeio de pontes no Líbano, após ter concentrado seus ataques desde a madrugada sobre casas e alvos diversos em diferentes localidades do sul do país, além do Aeroporto Internacional de Beirute.

Ao todo, 18 pontes que ligam as diferentes regiões do sul do Líbano, assim como esta área ao restante do país, foram atacadas por Israel desde o início de sua ofensiva sobre o Líbano, após a captura pelo grupo terrorista Hizbollah de dois soldados israelenses em Israel, de acordo com balanço da France Presse, a partir de fontes policiais.

A recente onda de violência entre Israel e Líbano, iniciada após a morte de oito soldados israelenses e o seqüestro de outros dois ontem, pelo grupo terrorista libanês Hizbollah, já deixou várias vítimas de ambos os lados: um morto e cem feridos em Israel contra 53 mortos e 103 feridos no Líbano [incluindo quatro brasileiros da mesma família].

A mais recente onda de violência envolvendo Israel e Líbano desencadeou uma fuga em massa de brasileiros e outros estrangeiros que vivem no sul do território libanês em direção à Síria.

Israel intensificou a ofensiva na região nesta quinta-feira. Um bloqueio naval foi imposto e uma rede de TV ligada ao Hizbollah [grupo extremista islâmico libanês que recebe apoio sírio e iraniano] foi bombardeada.

Mísseis israelenses foram lançados contra o aeroporto internacional de Beirute, forçando seu fechamento e o desvio dos vôos para Chipre.

Foi a primeira vez desde a invasão israelense do Líbano, em 1982, que o aeroporto foi atingido por Israel. Em 1968, Israel explodiu 13 aviões de passageiros em Beirute, em retaliação ao ataque de militantes libaneses contra um avião israelense em Atenas.

Leia mais
  • Governo do Líbano pede cessar-fogo e fim de ataques de Israel
  • Ataque de Israel mata família brasileira no sul do Líbano
  • Foguetes atingem região israelense de Haifa; Hizbollah nega ação
  • Ação do Hizbollah representa derrota para Israel, diz professor

    Especial
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página