Mundo
13/07/2006 - 22h06

EUA pedem moderação a Israel na ofensiva contra o Líbano

Publicidade
da France Presse, em Rostock (Alemanha)
da Folha Online

Os Estados Unidos estão preocupados com a escalada da violência no Líbano e pediram nesta quinta-feira que Israel dê provas de moderação.

"Continuamos pedindo aos israelenses que tenham moderação, que se preocupem com as vítimas civis, com as infra-estruturas civis", disse a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice.

"Não ajuda especular sobre roteiros apocalípticos", afirmou Rice durante a visita do presidente George W. Bush à Alemanha. "Devemos trabalhar dia a dia, hora após hora" para solucionar a crise, ressaltou.

Rice e o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Stephen Hadley, insistiram em que Israel "compreenda" a necessidade de moderar sua ofensiva militar, deflagrada pela captura de dois soldados e pelo disparo de foguetes contra seu território por parte do movimento xiita libanês Hizbollah.

Os dois afirmaram que os Estados Unidos exortam seus aliados e as potências regionais para que pressionem o Hizbollah e o movimento palestino Hamas.

Também advertiram que a ofensiva israelense contra o Líbano, que já deixou cerca de 50 mortos, é particularmente ruim para o frágil governo do primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora.

Ofensiva

A recente onda de violência entre Israel e Líbano, iniciada após a morte de oito soldados israelenses e o seqüestro de outros dois ontem, pelo grupo terrorista libanês Hizbollah, já deixou várias vítimas de ambos os lados: um morto e cem feridos em Israel contra 53 mortos e 103 feridos no Líbano [incluindo quatro brasileiros da mesma família].

A mais recente onda de violência envolvendo Israel e Líbano desencadeou uma fuga em massa de brasileiros e outros estrangeiros que vivem no sul do território libanês em direção à Síria.

Israel intensificou a ofensiva na região nesta quinta-feira. Um bloqueio naval foi imposto e uma rede de TV ligada ao Hizbollah [grupo extremista islâmico libanês que recebe apoio sírio e iraniano] foi bombardeada.

Mísseis israelenses foram lançados contra o aeroporto internacional de Beirute, forçando seu fechamento e o desvio dos vôos para Chipre.

Foi a primeira vez desde a invasão israelense do Líbano, em 1982, que o aeroporto foi atingido por Israel. Em 1968, Israel explodiu 13 aviões de passageiros em Beirute, em retaliação ao ataque de militantes libaneses contra um avião israelense em Atenas.

Leia mais
  • Governo do Líbano pede cessar-fogo e fim de ataques de Israel
  • Ataque de Israel mata família brasileira no sul do Líbano
  • Foguetes atingem região israelense de Haifa; Hizbollah nega ação
  • Ação do Hizbollah representa derrota para Israel, diz professor

    Especial
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca