Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 21h23

Bush acusa Síria de tentar voltar ao Líbano

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, acusou a Síria nesta terça-feira de tentar "retornar" ao Líbano por intermédio do apoio ao grupo terrorista Hizbollah.

"A raiz do problema é o Hizbollah, e esse problema deve ser solucionado. Isso pode ser feito de forma internacional, dizendo claramente à Síria que ela deve deixar de apoiar o Hizbollah. Eu acho que a Síria está tentando retornar ao Líbano", declarou Bush a jornalistas.

"Nós aprovamos nas Nações Unidas a resolução 1559, e a jovem democracia do Líbano se tornou plena com a retirada da Síria. Há suspeitas sobre o fato de que a instabilidade criada pelos ataques do Hizbollah é uma forma de fazer a Síria voltar ao Líbano, o que seria contrário à política das Nações Unidas e contrário à política americana", acrescentou o presidente dos Estados Unidos.

"Para estar em condições de se ocupar desta crise, é preciso se ocupar do Hizbollah e da Síria e continuar a trabalhar para isolar o Irã", acrescentou Bush, durante uma reunião com parlamentares americanos.

Bush disse que, ao longo da cúpula do G8, realizada em São Petersburgo no último fim de semana, os líderes reunidos na Rússia tinham "conseguido atingir um consenso muito forte sobre o fato de que o mundo deve enfrentar as causas da instabilidade atual".

"As causas desta instabilidade são o terrorismo e os atentados contra um país democrático. E uma parte destes atentados é inspirada por países como a Síria e o Irã", acrescentou o presidente dos EUA.

Leia mais
  • Viagem de férias vira pesadelo para família brasileira no Líbano
  • Leia íntegra do Itamaraty sobre morte de criança brasileira no Líbano
  • Avião da FAB trazendo 98 brasileiros do Líbano chega ao Recife
  • Brasileira revive drama de guerra em visita ao Líbano

    Especial
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página