Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2006 - 01h12

Tailândia anuncia primeira morte por gripe aviária em sete meses

Publicidade

da France Presse, em Bancoc

O governo tailandês anunciou nesta quarta-feira a morte de um jovem de 16 anos vítima da gripe aviária, na Província de Phetchabun, no nordeste do país.

"Um jovem de 16 anos morreu de gripe aviária na noite passada na província de Phetchabun", disse à imprensa o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. Segundo o premiê, trata-se da 15ª vítima fatal da gripe aviária no país e a primeira desde dezembro de 2005.

Phetchabun é vizinha à Província de Pichit, onde foram registrados novos casos de gripe aviária entre aves de criação, após oito meses de ausência da enfermidade.

No ano passado, a Tailândia foi um dos países mais afetados pela gripe aviária. Até dezembro de 2005, 14 pessoas morreram.

O vírus H5N1 é de origem animal e sua fonte principal de contágio em humanos ocorre por meio do contato com frangos doentes. No entanto, a OMS considera "provável" a transmissão do vírus entre pessoas em pelo menos seis casos na Indonésia.

Ainda assim, a situação da pandemia se mantém em nível de alerta 3, que significa transmissão entre humanos inexistente ou muito limitada.

O vírus H5N1 reapareceu na Ásia no final de 2003 e desde então se estendeu para grande parte do continente, além de chegar a alguns países africanos e europeus.

Leia mais
  • Cinco pessoas podem ter contraído gripe aviária na Tailândia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página