Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2006 - 01h34

Leia a íntegra do comunicado oficial de Fidel Castro

Publicidade

da Efe, em Havana

Leia a íntegra do texto da proclamação do presidente cubano, Fidel Castro, lida esta noite na televisão estatal pelo secretário do Conselho de Estado, Carlos Valenciaga:

"Por causa do enorme esforço realizado para visitar a cidade argentina de Córdoba, participar da reunião do Mercosul, do encerramento da cúpula dos povos na histórica universidade de Córdoba e visitar Altagracia, a cidade onde viveu o Che em sua infância, e além disso assistir logo em seguida à comemoração do 53º aniversário do assalto aos quartéis de Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, no dia 26 de Julho de 1953, nas províncias de Granma e Holguín, dias e noites de trabalho contínuo, sem dormir, fizeram a minha saúde, que tem resistido a todos os testes, se submeter a um estresse extremo, e se quebrar.

Isto me provocou uma crise intestinal aguda com sangramento sustentado, que me obrigou a enfrentar uma complicada intervenção cirúrgica.

Todos os detalhes do acidente de saúde estão nas radiografias, endoscopias e filmes. A operação me obriga a permanecer várias semanas em repouso, afastado das minhas responsabilidades e cargos.

Como nosso país se encontra ameaçado em circunstâncias como esta pelo Governo dos Estados Unidos, tomei a seguinte decisão:

1.- Delego em caráter provisório minhas funções como primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba ao Segundo Secretário, companheiro Raúl Castro Ruz.

2.- Delego em caráter provisório minhas funções como Comandante-em-chefe das heróicas Forças Armadas Revolucionárias ao mencionado companheiro, General de Exército Raúl Castro Ruz.

3-. Delego em caráter provisório minhas funções como Presidente do Conselho de Estado e do Governo da República de Cuba ao Primeiro vice-presidente, companheiro Raúl Castro Ruz.

4.- Delego em caráter provisório minhas funções como líder principal do Programa Nacional e Internacional de Saúde Pública ao membro do Birô Político e ministro da Saúde Pública, companheiro José Ramón Balaguer Cabrera.

5.- Delego em caráter provisório minhas funções como líder principal do Programa Nacional e Internacional de Educação aos companheiros José Ramón Machado Ventura e Esteban Lazo Hernández, membros do Birô Político.

6. Delego em caráter provisório minhas funções como líder principal do Programa Nacional da Revolução Energética em Cuba e de colaboração com outros países neste âmbito ao companheiro Carlos Lage Dávila, membro do Birô Político e secretário do Comitê Executivo do Conselho de Ministros.

Os fundos correspondentes para estes três programas, saúde, educação e energia, deverão continuar sendo administrados e priorizados, como eu vinha fazendo pessoalmente, pelos companheiros Carlos Lage Dávila, Secretário do Comitê Executivo do Conselho de Ministros, Francisco Soberón Valdés, Ministro Presidente do Banco Central de Cuba, e Felipe Pérez Roque, Ministro de Relações Exteriores, que me acompanharam nestas gestões e deverão constituir uma comissão com esse objetivo.

Nosso glorioso Partido Comunista, apoiado pelas organizações de massas e todo o povo, tem a missão de assumir a tarefa anunciada nesta proclamação.

A Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, entre os dias 11 e 16 de setembro, deverá receber a maior atenção do Estado e da Nação para que seja celebrada com o máximo de brilho na data estipulada.

O 80º aniversário do meu nascimento, que tão generosamente milhares de personalidades decidiram celebrar no dia 13 de agosto, peço a todos que seja adiado para 2 de dezembro, 50º aniversário do Desembarque do Granma.

Peço ao Comitê Central do Partido e à Assembléia Nacional do Poder Popular o apoio mais firme a esta Proclamação.

Não tenho a menor dúvida de que nosso povo e nossa Revolução lutarão até a última gota de sangue para defender estas e outras idéias e medidas que sejam necessárias para salvaguardar este processo histórico.

O imperialismo jamais poderá suplantar Cuba.

A batalha de idéias seguirá adiante.

Viva a pátria!

Viva a Revolução!

Viva o Socialismo!

Até a vitória sempre!

Fidel Castro Ruz (assinado com seu punho e letra)

Comandante-em-Chefe, primeiro-secretário do Partido e Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba.

31 de Julho de 2006"

Leia mais
  • Cubanos em Miami reagem com surpresa e ceticismo
  • Fidel Castro se afasta do governo cubano por problema de saúde

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página