Mundo
01/08/2006 - 12h07

Líderes internacionais enviam mensagens a Fidel Castro

Publicidade
da Folha Online

O ditador Fidel Castro, 79, foi submetido a uma cirurgia de intestino e delegou provisoriamente o controle do governo cubano nesta segunda-feira a seu irmão Raúl Castro, 75.

É a primeira vez na história da Revolução Cubana que Fidel delega provisoriamente os cargos de primeiro secretário do Partido Comunista, presidente do Conselho de Estado e comandante em chefe das Forças Armadas ao irmão, designado sucessor legal segundo a Constituição cubana.

Fidel completa 80 anos de idade no próximo dia 13 de agosto e está à frente do governo de Cuba desde 1959.

Leia, a seguir, a repercussão internacional da internação de Fidel Castro:

China

O presidente da China e líder do Partido Comunista chinês, Hu Jintao, enviou nesta terça-feira uma mensagem desejando rápida recuperação a Fidel Castro, informou a imprensa estatal chinesa Xinhua.

China e Cuba mantêm fortes vínculos políticos e econômicos.

Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, declarou nesta terça-feira que espera "de todo coração" a rápida recuperação de seu amigo Fidel Castro.

O chefe de Estado venezuelano está em visita oficial a Hanói (Vietnã).

"Vocês podem imaginar como alguém se sente quando desperta de manhã com semelhantes notícias sobre um amigo", acrescentou após afirmar que a informação era "preocupante".

Chávez e Castro se encontraram no mês passado durante visita à Argentina e estiveram na casa onde o médico e revolucionário Ernesto Che Guevara passou sua infância.

Espanha

O ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, comunicou-se nesta terça-feira com o embaixador da espanha em Havana, Carlos Alonso Zaldívar, para que informasse o desejo de Madri de uma "rápida recuperação" do presidente Fidel Castro.

O ministro espanhol desejou "o restabelecimento mais rápido possível" a Fidel.

"Acompanhamos com atenção o que acontece, como fazemos com qualquer líder mundial", informou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

De Madri, o coordenador de coligação Esquerda Unida, Gaspar Llamazares, enviou um telegrama a Havana para desejar rápida recuperação ao presidente cubano.

"Temos a convicção de que o povo cubano saberá defender sua soberania e suas conquistas sociais, que são importantes na América Latina", afirmou Llamazares.

O porta-voz parlamentar adjunto do Partido Popular (PP, direita), Vicente Martínez Pujalte, por sua vez, disse que "não deseja doença a ninguém", mas que também não lhe agradava a existência de ditaduras.

Itália

"Cuba e toda América Latina necessitam Fidel Castro", afirmou nesta terça-feira o Partido dos Comunistas Italianos (PDCI), membro de la coalizão governamental liderada por Romano Prodi, após desejar uma rápida recuperação ao líder cubano.

As outras duas grandes formações políticas que surgiram após o desmembramento, em 1991, do Partido Comunista Italiano, Refundação Comunista (PRC) e Democráticos de Esquerda (DS), ainda não se pronunciaram sobre a doença de Castro.

EUA

O regime norte-americano do presidente George W. Bush, que nunca fez segredo de seu desejo de que se acabe o regime de Fidel Castro em Cuba, disse que está acompanhando de perto a situação na ilha.

"Não podemos especular sobre a saúde de Castro, mas continuamos a trabalhar pela liberdade de Cuba", disse o porta-voz da Casa Branca Peter Watkins.

Nesta segunda-feira, antes que a doença de Fidel fosse anunciada, Bush estava em Miami e falou sobre o futuro de Cuba.

"Se Fidel Castro sai por causas naturais, temos um plano para que o povo de Cuba entenda que há uma forma melhor do que o sistema sob o qual vivem", disse à WAQI-AM Radio Mambi, uma estação de rádio de língua espanhola. "Ninguém sabe quando Fidel Castro vai sair. Na minha opinião, este é um trabalho para o Todo-Poderoso".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia a íntegra do comunicado oficial de Fidel Castro
  • Leia cronologia do governo de Fidel Castro
  • Veja galeria de fotos de Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca