Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2006 - 20h27

Alemanha anuncia novo caso de gripe aviária na região leste

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Um cisne encontrado morto no zoológico de Dresden (leste) estava infectado com o vírus mortal H5N1 da gripe das aves, o primeiro caso registrado no país em quase três meses, informaram nesta quinta-feira autoridades locais.

O ministro da Saúde do Estado da Saxônia disse que todas as aves do zoológico foram confinadas como precaução depois da confirmação do vírus no cisne e foi decretada uma proibição para que cães e gatos circulem em um raio de 10 km do local.

Em fevereiro passado, a Alemanha teve um surto de H5N1 --que pode ser fatal para humanos-- entre aves selvagens, e em abril o vírus foi detectado em aves domésticas.

O vírus também se espalhou para mamíferos, infectando três gatos e um marta --animal da família da doninha-- na ilha de Ruegen, no mar Báltico.

Mas o caso mais recente registrado em uma ave migratória antes da última infecção foi detectado em 12 de maio, na Bavária (sul).

No mês passado, o Parlamento alemão estendeu até fevereiro próximo o confinamento forçado para aves de criação em áreas com alto risco de contaminação por gripe aviária.

A doença matou 133 pessoas em todo o mundo desde 2003, segundo números da Organização Mundial da Saúde, sobretudo no sudeste asiático.

A cepa H5N1 do vírus pode ser transmitida de aves para pessoas em contato próximo, e especialistas temem que ele venha a sofrer uma mutação e se tornar uma infecção transmissível entre humanos, com efeitos potencialmente desastrosos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página