Mundo
06/08/2006 - 12h46

UE condena detenção do presidente do parlamento palestino por Israel

Publicidade
da Efe, em Bruxelas

O presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, disse neste domingo que considerou "inaceitável" a detenção do presidente do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento), Aziz Dweik, por forças israelenses e pediu sua libertação imediata.

"Condeno firmemente este novo ato cometido contra o Conselho Legislativo Palestino. A detenção do presidente Dweik é totalmente inaceitável", afirmou Borrell em comunicado.

"Em nome do Parlamento Europeu, peço às autoridades israelenses a libertação imediata do presidente Dweik", acrescentou.

Efetivos dos serviços secretos israelenses, apoiados por tropas do Exército, cercaram no sábado à noite a casa de Dweik em Ramallah, entraram no imóvel e detiveram o político.

Dweik, geógrafo de profissão, é o primeiro presidente do Parlamento que é membro do grupo terrorista e partido político Hamas, que controla o governo da ANP (Autoridade Nacional Palestina). O político substituiu Rawhi Fattouh, do movimento nacionalista Fatah.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca