Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 08h41

Testes indicam 2 novas mortes por gripe aviária na Indonésia

Publicidade

da Folha Online

Dois adolescentes morreram após contraírem gripe aviária na Indonésia, informaram nesta terça-feira autoridades locais.

A informação está baseada em exames médicos locais. Se confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), elevará a 44 o número de mortos vítimas da doença na Indonésia, deixando o país na liderança mundial.

No vizinho Vietnã, foram registradas 42 mortes, nenhuma desde o início de 2006.

Os exames indicam que dois adolescentes, um menino e uma menina, ambos de 16 anos, morreram ontem e hoje. Desde janeiro, pelo menos uma pessoa morreu da doença a cada 10 dias na Indonésia. Em sua edição desta terça-feira, o jornal "The Jakarta Post" informa um novo foco em Papua, a Província mais oriental do arquipélago.

O vírus H5N1 já matou pelo menos 135 pessoas no mundo inteiro desde começou a atingir aves em 2003, de acordo com a OMS. O número não inclui as últimas mortes na Indonésia. Ainda segundo a OMS, 233 pessoas contraíram o vírus da gripe aviária.

Indonésia

A comunidade internacional tem criticado a Indonésia por não tomar medidas suficientes para detecção precoce e contenção do vírus, que já é endêmico em pelo menos 20 das suas 33 Províncias.

Na semana passada surgiu mais um foco, em frangos na ilha de Bali.

O diretor de doenças infecciosas do Ministério da Saúde, I Nyoman Kandun, alega que não conta com os recursos necessários para sacrifícios maciços de aves domésticas, com as devidas compensações aos granjeiros.

Outro grande inconveniente é a complexidade geográfica do país, formado por 6.000 ilhas habitadas, muitas delas com precária infra-estrutura de saúde.

As campanhas de sensibilização não são bem recebidas pela sociedade civil indonésia, acostumada ao contato cotidiano com frangos que morrem com freqüência, de todo tipo de doença.

"A maioria das pessoas tenta esconder os casos de morte de frangos", afirma Kandun.

H5N1

O vírus H5N1 foi detectado pela primeira vez em Hong Kong em 1997 e no fim de 2003 reapareceu no sul da China, estendendo-se em seguida para granjas da Ásia, África e Europa.

Em um primeiro momento, as aves migratórias foram responsabilizadas pela rápida difusão do vírus. Mas a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontou mais tarde o comércio de produtos avícolas como fator principal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página