Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2006 - 08h01

Chávez diz ter notícias "animadoras" sobre recuperação de Fidel

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que tem "notícias muito animadoras" sobre a recuperação do ditador cubano Fidel Castro, 79.

Chávez acrescentou que o governante cubano lhe confessou que, se morrer, a revolução iniciada há 47 anos seguirá seu rumo.

"Permito-me tornar público o que Fidel Castro me disse: 'você não pode ficar doente, eu posso morrer, você não pode ficar doente'", relatou Chávez, em discurso transmitido pela TV estatal, no qual falou de seu último encontro com Castro, na cúpula do Mercosul na Argentina.

"Embora esperemos que viva por muito tempo mais, [Fidel] me disse: 'posso morrer e Cuba segue seu rumo, tem uma equipe, uma revolução, um povo preparado para o que quer que seja, mas lá [na Venezuela] falta muito'", acrescentou Chávez.

Recuperação

Ontem, o embaixador cubano na Venezuela, Germán Sánchez Otero, afirmou que Fidel Castro se recupera "favoravelmente" da operação por uma hemorragia intestinal sofrida há cerca de uma semana.

O diplomata afirmou que Castro "está evoluindo favoravelmente" e que "continuará se recuperando progressivamente", de acordo com a agência oficial de notícias venezuelana, ABN.

Otero falou da recuperação de Fidel, que completará 80 anos no dia 13 de agosto, durante visita a um município do Estado de Guaricó (centro), para acompanhar o desenvolvimento do programa social Misión Milagro, que conta com o apoio de médicos cubanos.

O embaixador considerou que a transferência provisória do poder a Raúl Castro, 75, irmão de Fidel, "foi acertada e celebrada pelo povo cubano".

Sánchez Otero disse ainda que a situação política atual em Cuba é de "completa normalidade", que não houve alterações da ordem pública e que a população segue suas atividades cotidianas "sem contratempo".

O diplomata afirmou que as instituições continuam funcionando e que os cubanos têm confiança que Fidel Castro se restabelecerá o mais rápido possível.

Ele criticou as manifestações de grupos "anticastristas" em Miami, destacando que "a opinião unânime do mundo é que essas ações representam uma atitude desumana". Para o embaixador, aqueles que comemoram são "grupos de fanáticos terroristas e pessoas cheias de ódio que não têm sensibilidade pelo mundo".

Com France Presse

Leia mais
  • Morre líder da dissidência cubana Gustavo Arcos Bergnes

    Especial
  • Veja galeria de fotos de Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página