Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 20h22

Itália prende 40 em operação após alerta no Reino Unido

Publicidade

da Folha Online

A polícia da Itália prendeu 40 pessoas ligadas a grupos islâmicos numa operação desencadeada depois do alerta provocado pelas ameaças de supostos atentados no Reino Unido, anunciou nesta sexta-feira o ministério italiano do Interior.

O governo explicou em um comunicado, no entanto, que 28 pessoas foram presas em razão de problemas relativos a documentação de residência e outras 12 por outras infrações menores.

Uma fonte do ministério, citada sob a condição de anonimato pela agência Reuters, ressaltou que nenhuma das pessoas presas haviam sido detida sob acusações relacionadas com terrorismo.

As detenções foram realizadas em várias cidades italianas entre quinta e sexta-feira. As autoridades também expulsaram 114 imigrantes como parte da mesma operação.

A imprensa italiana noticiou nesta sexta-feira a existência a uma lista de "50 muçulmanos potencialmente perigosos", na qual estavam pessoas presas em território italiano por terrorismo internacional e outras das quais se suspeitava de vinculação a grupos islâmicos.

"A polícia deverá verificar sua localização e mantê-las sob controle ou iniciar o procedimento de extradição para seus países de origem", informou o jornal "Corriere della Sera".

O ministro do Interior britânico, John Reid, informou nesta sexta-feira que o nível de alerta pela ameaça terrorista no Reino Unido continua em seu nível máximo [crítico], enquanto seguem as investigações sobre a suposta conspiração descoberta na quinta-feira para cometer atentados contra aviões comerciais.

Autoridades britânicas divulgaram os nomes de 19 dos 24 suspeitos de envolvimento em um ataque terrorista de megaproporção --que envolveria dez aviões de grande porte e milhares de passageiros.

Em entrevista coletiva, Reid afirmou que se reunirá com ministros europeus nos próximos dias para debater "assuntos de interesse comum" em relação à suposta conspiração terrorista desmantelada ontem no Reino Unido.

O ministro confirmou que 24 pessoas estão sob custódia e estão sendo interrogadas em delegacias londrinas, enquanto vários imóveis estão sendo revistados em diferentes pontos do país.

Há informações não confirmadas de que ainda haveria cinco suspeitos sendo procurados pela polícia.

Todos os suspeitos permanecem sob custódia da polícia antiterror e do MI5 (serviço de inteligência britânico).

Segundo a polícia, o plano foi elaborado por uma "rede terrorista internacional", supostamente ligada à Al Qaeda [de Osama bin Laden], e os alvos principais seriam vôos com destino a Nova York, Washington e Califórnia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Imprensa internacional critica exagero de Londres
  • Polícia explode mala no aeroporto de Berlim
  • Conheça novas medidas de segurança nos aeroportos britânicos
  • Banco da Inglaterra congela as contas de 19 suspeitos de atentado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página