Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2000 - 12h32

Kostunica buscará normalizar relações com o resto do mundo

Publicidade

da France Presse
em Belgrado

O novo presidente da Iugoslávia, Vojislav Kostunica, expressou hoje, em Belgrado, sua vontade de normalizar, após oito anos de isolamento, as relações do seu país com o resto do mundo, assim como a situação interna.

"A normalização das relações da Iugoslávia com a comunidade internacional, assim como entre Sérvia e Montenegro, são minhas prioridades', afirmou Kostunica, em sua primeira entrevista depois de prestar juramento.

Kostunica disse que se viu "superado" pela onda de "restabelecimento das relações da comunidade internacional com a Iugoslávia e pelas numerosas visitas de diplomatas europeus, o que relega a segundo plano o que deveria estar em primeiro (as relações entre Sérvia e Montenegro)".

Na verdade, a relação entre Sérvia e Montenegro é "a tarefa das tarefas", disse o presidente. O relacionamento entre as duas repúblicas se degradou com a chegada ao poder em Montenegro de Milo Yukanovic, um reformista apoiado pelo Ocidente e hostil à política do ex-presidente Milosevic.

O chefe do Estado-Maior do Exército iugoslavo, general Nebojsa Pavkovic, enviou hoje a Kostunica uma mensagem de felicitações, em nome das Forças Armadas.

"Estamos convencidos de que utilizará tudo o que estiver ao seu alcance para estabilizar a situação no país e reintegrá-lo ao mundo", declarou o general.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais sobre a crise na Iugoslávia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página