Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2006 - 13h58

Acidente de trem deixa 8 mortos e 40 feridos na Espanha

Publicidade

da Folha Online

Oito pessoas morreram e cerca de 40 ficaram feridas após o descarrilamento de um trem na altura do município de Villada, na Província de Palencia (norte da Espanha), nesta segunda-feira, segundo serviços de emergência locais.

O trem, que sofreu o acidente por volta das 16h (11h de Brasília), é de longa distância e vinha da Galícia, no noroeste do país, e ia para o País Basco (norte) e sul da França, disseram fontes da companhia ferroviária Renfe.

A locomotiva cruzava todo o norte da Espanha e passava à França entre Vigo (Galícia) e Hendaya e descarrilou na altura da localidade de Villada. Tinha seis vagões e transportava 426 pessoas.

Autoridades do governo central de Palencia foram para o local do acidente. Não há informações sobre a causa do descarrilamento. Equipes de socorro estão operando no local.

Pelo menos quatro helicópteros e 25 ambulâncias dos serviços emergenciais de saúde e da Cruz Vermelha se deslocaram à área do acidente para auxiliar as vítimas.

Além disso, a Cruz Vermelha enviou a Villada --cerca de 30 quilômetros da cidade de Palencia-- vários ônibus para transportar os passageiros que estavam no trem acidentado.

Enfermeiros e voluntários se deslocaram à área com seus próprios veículos, da mesma forma que uma unidade de emergências de psicólogos, para atender os passageiros afetados.

O maior acidente ferroviário ocorrido na Espanha ocorreu em janeiro de 1944, quando morreram cerca de 500 pessoas, segundo cálculos da época, na Província de León, vizinha à de Palencia.

Nos últimos anos, o acidente ferroviário com maior número de vítimas foi registrado em junho de 2003 em Chinchila, em Albacete, no leste da Espanha, matando 19 pessoas quando um trem de passageiros e um de mercadorias circulavam por uma única via.

No dia 3 de julho 41 pessoas morreram e 39 se feriram com gravidade depois que vagões de metrô descarrilaram em Valencia (leste da Espanha).

Mais cedo, o choque entre dois trens de passageiros no Egito causou a morte de ao menos 58 pessoas e deixou mais de 100 feridos nesta segunda-feira no delta do Nilo, ao norte do Cairo (capital). Este é um dos piores acidentes ferroviário da história do país desde 2002, quando incêndio em trem de passageiros, que cobria o trajeto Cairo-Luxor (sul), matou 376 pessoas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erro humano causou choque entre trens no Egito; 58 morreram

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de trem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página